COMPAIXÃO PELAS ALMAS

      Conta-se que, quando a Inglaterra estava sob um avivamento missionário, certo dia um homem rico que havia mandado 450 mil dólares para ajudar o governo chinês na construção de um hospital na China, voltava do Porto, de cujo cais o navio havia partido com aquela significativa importância e encontrou com um pobre que não pudera assistir à partida do navio porque chegara atrasado.

      O pobre perguntou ao rico:

      - De onde o senhor vem a esta hora?

      - Venho do Porto, de onde partiu o navio que levou uma oferta minha para o governo chinês, mandei 450 mil dólares para ajudar a construir um hospital!

      - Muito bem! Eu também mandei algo para a China naquele navio - disse o pobre.

      - Que é que você mandou? Perguntou o rico.

      - Mandei a minha única filha para ser missionária.

      O rico abraçou o pobre e disse-lhe:

      - Em comparação com a minha oferta, eu não mandei nada! Eu mandei um pouco dos meus bens materiais; você mandou sua única filha! Não há termos de comparação!